A Amazônia é um dos destinos mais interessantes de se conhecer no Brasil. O lugar por si só já chama atenção por ser a maior floresta do mundo, com mais de 7 milhões de quilômetros quadrados de território.
E não só pela floresta, o destino é incrível para quem quer passar um tempo maior em contato completo com a natureza, ver jacarés, botos, conhecer cachoeiras, cavernas e realizar passeios incríveis junto a uma gastronomia impecável.
Ainda que tenha esse tanto de atrativos, a região ainda é pouco visitada pelos brasileiros, apesar de ser uma terra amada pelos gringos. Então se você não quer fazer parte desse grupo que não conhece o local, saiba algumas coisas importantes antes de ir.
O que é preciso saber para viajar para a Amazônia?
Assim como qualquer viagem, para ir para a Amazônia é necessário saber algumas coisas importantes para que a experiência seja completa e enriquecedora. Afinal, esse não é um destino como qualquer outro.
A Amazônia possui muitas coisas diferentes. Como a região por si só já é repleta de pontos incomuns só por estar em contato direto com a natureza, é preciso ter um cuidado a mais justamente por isso. Então vamos aos principais pontos de dúvidas:
1. Quanto custa ir para Amazônia?
O valor de uma viagem para a Amazônia vai depender muito de onde a pessoa está saindo e como ela vem. Considerando a vinda de outro estado, uma pessoa tem que levar em consideração as seguintes questões:
- Passagem;
- Hospedagem;
- Passeios;
- Alimentação.
O valor de tudo isso vai depender de quantos dias a pessoa vai passar na região e se ela quer uma viagem mais econômica ou luxuosa. O indicado é que os turistas fiquem no mínimo 5 dias para realizar o turismo completo.
Os custos podem depender muito também da época que a pessoa deseja ir. Em média, um pacote pode ter o valor mínimo de 3 mil reais por 5 dias.
2. Que tipo de roupas usar na selva amazônica?
Sabendo que a área é quente e que a região é cercada de florestas, terra, água, dentre outros elementos, é importante que o turista leve sempre roupas leves e confortáveis para sua viagem.
É importante dar um foco maior para as roupas leves que sequem rápido, ou seja, tactel, laycra, nylon, tecidos impermeáveis. Além disso, uma questão que é importante de se lembrar é levar roupas de cores neutras.
Isso porque essas roupas facilitam que você se camufle na floresta. Opte por verdes claros, nuances de cinza, bege, etc. Nas atividades ao ar livre, é importante que você leve tênis que sejam, de preferência, de cano alto.
Isso evita que bichos entrem no seu pé ou que você seja picado por algum animal peçonhento sem querer. Shorts, camisetas de algodão, calça, dentre outras roupas normais podem ser adicionadas à mala para que se possa sair no dia a dia.
3. Como planejar uma viagem para a Amazônia?
A primeira coisa que você deve fazer ao pesquisar como ir para a Amazônia é a época em que isso vai acontecer. O turismo é bem vindo em qualquer época visto que a temperatura média é quase sempre perto dos 30°C.
Só que no mês de Setembro a temperatura é muito maior e quem não está acostumado pode se sentir mal nessa época. Os meses de Dezembro a Maio costumam apresentar chuvas mais intensas, apesar da região contar com chuvas ao longo do resto do ano também.
Se você quer curtir bastante os rios e não ter muita presença de chuva, a melhor época fica entre os meses de junho a agosto. Visto isso, você deve estipular quanto tempo deseja passar na região e onde se hospedar.
Falaremos mais a respeito disso mais abaixo. Lembre-se que você está indo para um local de mata, ou seja, há muitos insetos na região.
Por isso, é importante levar repelentes, protetor solar e remédios, principalmente se você for alérgico. Para caminhar na floresta o ideal é ir de calça, camisa de manga comprida e tênis/bota. Há tecidos que fazem com que a pele consiga respirar em meio ao calor.
Leve sempre dinheiro em espécie, pois há regiões que não contam com o acesso a tecnologias. Além disso, verifique sua documentação e se as vacinas estão em dia.
4. Quais vacinas têm que tomar para ir para Amazônia?
Só repelente não é o suficiente para você encarar a região. É necessário para que você se proteja de algumas doenças que você tome algumas vacinas como:
- Vacina da febre amarela;
- Vacina da febre tifóide;
- Dentre outras.
Para checar quais são a Anvisa disponibiliza uma lista com as recomendações. É importante tomar a vacina com antecedência para que você consiga viajar.
5. Onde se hospedar na Amazônia?
Hoje em dia, a região conta com algo muito atrativo que são as hospedagens no meio do rio. Isso mesmo, os perrengues de longas travessias ficaram para trás.
Hoje você pode se hospedar no Uiara Amazon Resort e desfrutar de todo luxo e conforto oferecidos bem no meio da selva. Para quem quer aproveitar o melhor da região sem passar perrengue, esse é o tipo de acomodação ideal.
O complexo hoteleiro flutuante de luxo é ideal para quem quer unir boa acomodação, passeios incríveis, experiências únicas e uma comida local maravilhosa.
6. É perigoso ir para o Amazonas?
Todo lugar é perigoso se você não o conhece e não sabe como ele funciona. Se tratando da Amazônia, é fundamental que os passeios principalmente sejam feitos por pessoas experientes e que conhecem a região.
Assim, o turista não corre risco de se perder ou de se machucar. Tendo os profissionais certos para orientação do que fazer é muito difícil ocorrer algum incidente.
De qualquer forma, é interessante que se tenha um seguro viagem que cubra os custos de alguma emergência que possa ter aparecido, principalmente em relação a saúde. Em geral, a região é segura, mas é preciso atenção e cuidado nas atividades para que isso se mantenha até o fim da viagem.
Conclusão
Por fim, vimos aqui um pouco sobre algumas coisas que você precisa saber se quer ir para a Amazônia. Todas elas são fundamentais para fazer com que sua viagem seja ótima. Conte aqui se este conteúdo te ajudou e compartilhe-o com mais pessoas.