A culinária amazônica faz parte da diversidade gastronômica brasileira e é uma das culinárias mais interessantes de se experimentar. Isso porque ela conta com itens muito específicos na região que agregam todo um valor a receita.
Para quem é morador de outra região brasileira e visita o Amazonas, a experiência culinária é quase como se estivesse visitando outro país, pois tudo é muito diferente do que se costuma conhecer em outros lugares.
A viagem para o Amazonas já é algo incrível, junto da experiência gastronômica fica ainda mais deslumbrante. Então se você quer saber mais sobre este assunto, continue lendo esse conteúdo para ver os principais pratos preparados na região.
Quais são os pratos típicos da região amazônica?
Quem parte para Amazônia a fim de conhecer um pouco mais sobre a cultura local, se depara não só com uma vista incrível dos lugares, como também com uma região repleta de comidas maravilhosas.
Muitos dos ingredientes usados são da própria floresta local e possuem origens indígenas. A culinária amazônica conta com muitas frutas, folhas e temperos diferentes.
O sabor quase sempre é muito diferente do que os turistas estão acostumados a comerem, o que dá um toque a mais no prato. Separamos abaixo algumas das comidas mais famosas para que você já se familiarize:
1. Tacacá
Esse é um prato muito famoso e que todo mundo que vai até a região precisa conhecer. O prato é preparado com tucupi, goma de tapioca, camarão seco e jambu.
A mistura por si só é bastante curiosa, mas ela não para por aí. A surpresa maior vem por conta das folhas de jambu, uma planta que provoca sensação anestésica na boca.
Então, ao adicioná-la à comida, o consumidor irá sentir uma leve dormência nos lábios, nada muito forte que precise se preocupar. O tacacá é líquido e servido numa cuia com um palito de madeira para você ir mexendo e catando os ingredientes.
2. Pato no tucupi
O pato no tucupi também é uma receita muito famosa e que é indispensável de conhecer ao visitar a região. O prato leva carne de pato e também é desenvolvido com folhas de jambu.
Para quem tem curiosidade, o tucupi é um ingrediente extraído da raiz da mandioca, que é descascada, ralada e espremida. O caldo que fica depois desse processo descansa um pouco para que se possa formar o amido da goma de tapioca.
Dessa forma, faz-se a separação da goma do líquido e então o tucupi vai ao fogo por 3 a 5 dias para que possa fazer a eliminação do ácido cianídrico, que é venenoso. Só a partir desse cozimento é que ele pode acabar sendo usado nas receitas.
3. Tambaqui
Muitas pessoas consideram o tambaqui um dos peixes mais gostosos do mundo. Além de seu tamanho, que pode chegar a um metro e 45 quilos de peso, o peixe possui um sabor inigualável.
Hoje em dia quase não se encontra tambaquis tão grandes e pesados. Seu preparo é feito no forno ou caldeira e pode ser servido apenas com um limão e alguns temperos, ou com outros acompanhamentos como batata e farofa.
4. Pirarucu
Esse é um dos maiores peixes de água doce do mundo. Isso porque podem medir mais de dois metros e pesar até 250 kg. Na culinária amazônica, esse peixe é bastante apreciado e conhecido como bacalhau da Amazônia.
Isso porque sua carne é seca e salgada, bem parecida com a do bacalhau. Ainda, esse peixe não possui espinha e está presente numa das mais famosas receitas da região, que é o pirarucu de casaca.
5. Arroz paraense
O arroz leva as características da região, sendo considerado um arroz forte! A receita acompanha folhas de jambu e camarão seco, o que traz uma leveza no sabor do prato e o deixa delicioso.
Não se deixe enganar pela aparência ou pelos ingredientes. Este, com certeza, é um prato que você precisa experimentar.
6. Maniçoba
Para quem tem dúvidas, este prato se tornou conhecido como a feijoada do Pará por conta de sua textura. Seu sabor é muito particular e divide algumas opiniões a respeito.
Compara-se a feijoada, porque o prato usa quase todos os ingredientes que uma feijoada leva. Mas, ao invés de feijão preto, usa-se as folhas de mandioca depois de um longo processo de cozimento para tirar o veneno.
7. Açaí
O açaí que muitas pessoas conhecem é bem diferente do que o que é servido na região amazônica. Isso porque pode-se vender a polpa do fruto gelado ou quente.
Grande parte das pessoas conhecem o açaí sendo batido com guaraná, banana, morango e junto de outros ingredientes. Porém, no Amazonas, o item acaba sendo servido como acompanhamento nas refeições.
Dessa maneira, as pessoas o comem com peixe frito, camarão ou misturado à farinha de mandioca. Como o açaí não possui gosto e isso quem dá é a pessoa adicionando outros ingredientes a ele, seu consumo com itens salgados não é nada estranho.
8. Cupuaçu
O cupuaçu é uma fruta que possui sabor bem forte e diferente de outras frutas. Na culinária amazônica, pode-se fazer uso da fruta em sucos, sorvetes, vitaminas e sobremesas.
O sabor azedinho acaba dando contraste ao açúcar adicionado à receita, o que torna a sobremesa um balanço perfeito de sabores.
Grande parte desses pratos compõem o cardápio do Uiara Amazon Resort, principalmente os peixes e frutas. A comida regional preparada por pessoas locais acaba garantindo muita qualidade a quem visita e quer servir no buffet ou pedir à la carte.
Conclusão
É inegável que o Amazonas proporciona para quem o visita, uma experiência completa, tanto na questão de sabores, como na questão turística.
Portanto, quem quer estar por dentro de um dos sabores mais tradicionais brasileiros e ainda desfrutar de uma experiência maravilhosa, principalmente em contato com a natureza, deve visitar a região.
O turista não deixará de se surpreender a cada novo conhecimento. Ainda mais estando hospedado no Uiara Amazon , que traz toda uma imersão ao paraíso verde.
Conte então o que mais você tem vontade de experimentar e não perca a chance de fazer sua reserva no nosso hotel! Compartilhe esse conteúdo com aquela pessoa que você gostaria de levar com você.